Florestas: seriam elas o pulmão do mundo?

Qual seria a real importância das florestas? Purificação de ar? Fixação de carbono? Produção de oxigênio? Na verdade, as florestas atuam de diversas maneiras para garantir um perfeito equilíbrio ambiental. À vista disso nós, da equipe Sustentabilidade.blog, separamos um material especial para lhe ajudar a entender todo esse processo!

Produtoras de Oxigênio? thinking face

A fotossíntese:

A fotossíntese é provavelmente um dos processos metabólicos mais famosos do mundo. Conhecido também como o principal agente fixador de CO² (gás carbônico) da atmosfera, ele possui um papel fundamental para a vida das plantas. A finalidade para a planta na realização da fotossíntese é a produção de glicose (C6H12O6) através da absorção de água e gás carbônico segundo a reação: 6H²O + 6CO² → C6H12O6 + 6O².

À vista disso, é comum ouvirmos a errônea afirmação de que “as florestas são importantes agentes produtores de oxigênio, e por conta disso são vitais para a nossa sobrevivência”. No entanto, a pesar de serem de importância vital para nós, as florestas participam de apenas 2% de toda a produção de oxigênio atmosférico.

Tamanha baixa participação na produção de oxigênio se dá pois as plantas também realizam o processo de respiração!

A respiração:

O que pouca gente sabe é que: as plantas também respiram! Assim sendo, elas possuem uma respiração parecida com a nossa, a qual absorve gás oxigênio da atmosfera e libera gás carbônico para a atmosfera.

Portanto vemos que, na realidade, a planta não “respira para nós”, mas sim para ela mesma. Contudo, há sim um momento na vida da planta onde sua taxa de fotossíntese se torna maior do que sua taxa de respiração. Dessa maneira, haverá um saldo positivo quanto ao oxigênio liberado para a atmosfera. Veja o esquema a baixo para melhor entendimento:


No ponto “A” vemos que a planta possuí uma taxa de respiração maior do que a sua taxa de fotossíntese, isso além de implicar numa maior liberação de gás carbônico do que a fixação de carbono, promove um saldo negativo quanto à liberação de oxigênio para a atmosfera. Quando isso acontece dizemos que a planta está em grande crescimento.
Já no ponto “B” vemos o ponto de compensação, que é o exato momento em que os valores de liberação e consumo de CO² e O² são iguais.
E por fim, no ponto “C” vemos o ponto onde a taxa de fotossíntese é constante e superior à taxa de respiração, ou seja, teremos um saldo positivo na fixação de CO² e na liberação de O².

Mas então qual a sua real importância? face with open mouth

Bom, as florestas possuem uma grandiosa importância para o ambiente como conhecemos hoje. Atuando na purificação de vários compostos tóxicos, elas promovem grande parte da saúde atmosférica.

Além disso, graças à sua evapotranspiração, que acontece durante todo o período fotoativo, as plantas possuem um papel fundamental no ciclo hídrico, ou seja, na formação de chuvas! Um grande exemplo disso é a floresta amazônica, a qual espalha chuvas para grande parte da América do sul, e tem um papel fundamental em umedecer massas de ar que passam por ela.

Vale ressaltar, também, que as florestas possuem uma incontestável importância na diminuição da temperatura local, fator essencial para o equilíbrio ambiental de um ecossistema.

Floresta amazônica e a produção de nuvens
Floresta amazônica e a produção de nuvens

E quem respira renova nosso oxigênio?

Cerca de 98% de todo o oxigênio liberado para a atmosfera é fruto dos fitoplânctons e das cianobactérias. Eles são pequenos organismos fotossintetizantes aquáticos responsáveis pela condição habitável da terra, pois além de terem uma grande taxa de fotossíntese eles são a base de toda a cadeia alimentar aquática.

Contudo, ironicamente, dizer que “as florestas são responsáveis pela vida” não está errado, pois esses organismos são considerados algas, ou seja, podemos dizer que de fato são as florestas as responsáveis pela manutenção da nossa atmosfera, no entanto devemos ressaltar a individualidade dessa floresta, pois ela é uma “floresta aquática”!

Fitoplâncton
Fitoplâncton

 

E ai? Dúvidas sanadas ? Deixe seu comentário com dúvidas, críticas e sugestões! ☺️