Painéis solares: Eles geram energia no inverno?

Essa é uma das questões que geram dúvida para quem planeja adquirir painéis solares, placas solares ou telhas solares para gerar energia em casa: Os painéis solares geram energia no frio, no inverno, na chuva? Afinal de contas, o que define a geração de energia quando da utilização de energia solar? Vamos explicar direitinho neste texto, para que não haja dúvidas na hora de mudar a matriz energética da sua casa!

O painel solar fotovoltaico ☀️

Atente-se bem ao título desta seção: nele, vemos que o nome “científico” da placa solar é, por assim dizer, “painel solar fotovoltaico”. O fotovoltaico quer dizer que o painel é sensível à luz solar, ou seja, é da sua exposição à luz do sol que ele tira a energia necessária para a conversão em energia elétrica. Vamos entrar em mais detalhes?

O processo de geração de energia solar

Os fótons, que são as partículas que formam a luz do sol, atingem o painel fotovoltaico, e lá causam o desprendimento dos elétrons do painel, que estão circulando os seus átomos. Os elétrons, agora desprendidos, viajam pela malha de silício – material com o qual os painéis solares são feitos – até os fios condutores. Durante o dia todo, os elétrons viajarão nessa direção específica constantemente, saindo de alguns átomos e entrando em outros, criando uma corrente elétrica, e, assim, gerando a tão famosa energia solar.

Cristais de silício visíveis no painel solar - são eles que captam a luz do sol!
Cristais de silício visíveis no painel solar – são eles que captam a luz do sol!

Então os painéis solares vão gerar energia no inverno, afinal? 🤔

Para quem pulou até a resposta, vamos dizer diretamente: Sim! Como vimos acima, o que é importante para a geração da energia solar é a luz, e não calor – aliás, os painéis são construídos de forma a esquentar o menos possível durante a geração de energia, já que é melhor que o painel esteja frio na hora de gerar energia. O calor atrapalha no processo de geração, ao contrário do que se imaginaria, porque a energia infravermelha do sol, ao ser absorvida pela placa solar, acaba esquentando o painel e não se convertendo em energia elétrica, desperdiçando o potencial energético. Por este motivo, capas protetoras estão sempre presentes nos painéis, sendo estas condutores térmicos que evitam o aquecimento indesejado.

Assim, como um complemento à resposta, podemos dizer que os painéis solares podem gerar até mesmo mais energia no inverno ou no frio, contanto que a luz solar possa chegar até eles! No entanto, em dias nublados ou com chuva, quando a luz não consegue passar pelas nuvens, a produção solar acaba sendo reduzida. Com estas informações, o que acha de repensar as matrizes energéticas da sua casa e contribuir para um mundo com mais energia limpa e sustentabilidade? 😄

→ Saiba mais sobre os painéis solares fotovoltaicos aqui mesmo no sustentabilidade.blog!